Orçamento Base Zero (OBZ)

O OBZ é uma sistemática para controle e realização de despesas, a partir da divisão de responsabilidades sobre aprovação de gastos, que cria por sua vez maior engajamento para os colaboradores eliminarem perdas.

Também chamado de Orçamento “Base Mínima” ou “Priorização de Recursos”, traz a ideia de repensar a empresa como se esta estivesse começando hoje. Uma de suas principais características é o envolvimento de todas as áreas, mobilizando assim um grande número de profissionais no processo de orçamentação.

O Orçamento Base Zero tem como objetivos: desenvolver um planejamento operacional e orçamentário para o próximo ano; conduzir a uma redução de custo a partir do entendimento de suas causas e criticidade; realocar recursos com uma base mais real e validar o planejamento em longo prazo e auditar a efetividade das atividades – programas de melhoria – redução de gastos.

 

Principais Pilares da Iniciativa de OBZ

  • Experiências em Iniciativas voltadas para a função de Controladoria, desafios do processo e rotinas de Gestão Orçamentária;
  • Boas práticas em Iniciativas Multidisciplinares lastreadas por Business Case de Ganhos Financeiros,
  • Experiências em Modelos de Governança Matricial, Novos Papéis Organizacionais e Gestão da Mudança.

 

Quando e como começou?

A metodologia OBZ* foi usado pela primeira vez no ano de 1969 nos E.U.A pela empresa Texas Instruments a fim de prever os custos das áreas de assessoria e pesquisa; atingindo os demais setores no orçamento de 1971. Com o sucesso obtido nesta experiência, o então governador da Georgia, Jimmy Carter, contratou executivos que haviam desenvolvido esta técnica com o objetivo de implantá-la no estado, gerando um grande êxito.

 

Por que é tão importante?

Quando a empresa obtém seu crescimento tão almejado, percebe-se que a evolução gerencial não é acompanhada por uma otimização dos gastos da companhia, mas muito pelo contrário, percebe-se um significativo aumento do descontrole sobre a gestão dos recursos que são realmente necessários à operação. O resultado é a elevação do desperdiço, caso não se mude a postura em relação ao controle de gastos.

A equipe da Addunt possui expertise no desenvolvimento de boas práticas referentes ao Orçamento Base Zero que podem de fato assegurar melhores resultados da empresa de modo sustentável… Para saber mais informações clique aqui.

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