Offering de em Modelagem de Orçamento OBZ / Setor Educação

Promover uma mudança cultural na gestão e controle de gastos da companhia ao longo de suas 55 filiais no Brasil.

Mapear os drivers de custeio das principais linhas de gastos, propor uma nova governança de controle, além de iniciativas de redução de custos.

Implantação da governança matricial do orçamento, modelando drivers de custeio e iniciativas de redução de custo para 80% dos gastos da companhia (desconsiderando a linha de gastos com pessoal).

Mapeamento de drives de custeio; definição da nova governança; plano de implantação de iniciativas de redução e implantação do OBZ parcial.

Dois meses e meio com equipe de 2 pessoas e participação parcial dos líderes,  gestores e diretores , dividido em quatro fases: mapeamento, definição de metas de redução, governança e roadmap.

Práticas de OBZ reduzem gastos de instituição de ensino

O cliente

Neste case, vamos apresentar um cliente que está há décadas no mercado de educação presencial, à distancia e híbrida. A instituição ainda atua como editora de livros, faz parcerias educacionais e intercâmbio com mais de 50 filiais e franquias espalhados em todo o Brasil.

 

O desafio

A Addunt Consulting foi contratada com o objetivo de promover uma mudança cultural na sua gestão e obter maior controle de gastos da companhia.

 

A Solução

A solução Addunt apresentada foi o  Offering de Modelagem de Orçamento OBZ* que ajudou o cliente a desenvolver um planejamento operacional e orçamentário para o ano seguinte conduzindo a uma redução de custo a partir do entendimento de suas causas e criticidade. Na ocasião foi desenvolvido um plano de implantação priorizando o planejamento a longo prazo e o início da execução.

Para tanto, verificou-se a necessidade de realocação de recursos com uma base real e colocar em prática ações como mapeamento do custeio; avaliação dos dados e processos; drivers de custo e oportunidades; análise e proposta de metas / iniciativas e a apresentação de um novo Modelo de Governança.

 

Os Resultados

Em um período de dois meses e meio, a instituição de ensino teve o apoio de dois consultores que definiram juntamente com parte de seus líderes, gestores e diretores os quatro pilares a serem executados: mapeamento, definição das metas de redução, governança e roadmap gerando uma redução de custo para 80% dos gastos da companhia (desconsiderando o custo com pessoal).

Tipicamente, para empresas de grande porte ou alta complexidade, recomenda-se iniciar a jornada do OBZ estruturando a metodologia para aplica-la no próximo ciclo. Em caso de elaborar a metodologia em paralelo ao atual exercício de ciclo orçamentário, recomenda-se a adoção de pilotos para as contas mais críticas, e na etapa posterior então, extrapola-se a metodologia para as demais contas, considerando as lições aprendidas e o aprimoramento das iniciativas de redução já iniciadas.

OBZ é uma sistemática para controle e realização de despesas, a partir da divisão de responsabilidades sobre aprovação de gastos, que cria maior engajamento para os colaboradores eliminarem perdas. Também chamado de orçamento “base mínima” ou “priorização de recursos”, traz a ideia de repensar a empresa como se estivesse começando hoje, elencando suas atividades principais.

 

Gráficos

Alguns Clientes

Translate »