Offering Smart Back Office

Os avanços tecnológicos dos últimos anos vêm mudando intensamente a rotina das pessoas. O crescente acesso à internet por meio de computadores, tablets e smartphones fizeram com que as empresas tivessem que criar novas formas de interagir com seus clientes, fornecedores e os próprios funcionários.

Por meio de ferramentas que permitem um melhor controle e gestão do desempenho como a automação, mobilidade, inteligência artificial e analytics, a chamada “era digital” traz uma nova onda de geração de valores aos negócios,

Relatórios com indicadores estratégicos para gestão de desempenho; uso de voz e chatbot no atendimento ao cliente; mais segurança na qualidade dos dados gerados; aplicativos que promovem a colaboração entre as equipes – são exemplos do que a revolução tecnológica pode fazer.

 

Porque é preciso se adaptar ao negócio digital?

As novas relações exigem serviços de backoffice com maior mobilidade, controle das informações, integração e um customer experience cada dia mais convidativo e inteligente.

Dessa forma, faz sentido afirmar que as empresas precisam implantar o conceito de Smart Back  Office utilizando os avanços tecnológicos da transformação digital.

 

 

CSC Digital

A seguir, conheceremos um pouco mais sobre aquela que é considerada a próxima etapa evolutiva, o Smart Back Office, aqui detalhado em três estágios de amadurecimento:

Onda 1: Foco na construção do business case de centralização das funções e redução das duplicidades na estrutura organizacional, marcando o início da jornada de CSC (centro de serviços compartilhados);

Onda 2: Maior padronização das atividades transacionais e implantação da governança do modelo, gerando ganhos de escala e eficiência ao negócio, marcando um novo estágio de robustez da gestão dos CSCs que avançam na prestação de serviço a clientes;

Onda 3: Atuação do backoffice como business partner, produzindo indicadores relevantes para a gestão do negócio e contribuindo para construção de novas estratégias, demarcando uma plataforma de serviços que não só reduz custos e prove escalabilidade, mas também gera insights ao negócio pela utilização inteligente dos dados gerados.

Para atuação deste novo papel de business partner, o Smart Back Office dispõe de varios mecanismos, como os mencionados a seguir:

 

 

Inovação Digital

Mobilidade Tecnologica

A mobilidade tecnológica invadiu nossas vidas e se transformou em algo tão intrínseco à rotina de trabalho, que às vezes não percebemos as mudanças de comportamento que ela traz para todo o ambiente corporativo.

Por exemplo, com a interação por inteligência artificial a tecnologia ultrapassa os movimentos repetitivos e alcança capacidades cognitivas.

No Smart Back Office  é crescente o seu uso, associado ao machine learning nos serviços de atendimento (chatbot) e em buscas inteligentes das informações.

Automação de rotinas repetitivas

Quando as ferramentas de Robotic Process Automation (RPA) trabalham em conjunto com o Business Process Management (BPM), é possível gerar resultados surpreendentes na eficiência dos processos, com um baixo nível de investimento em tecnologia.

Portanto, por meio do desenvolvimento de RPAs pontuais (com scripts para integração de dados) e da implementação de automações baseadas na visão BPM da cadeia de processos e governança dos dados, alcançamos autonomia de jobs programados substituindo a necessidade de intervenção manual.

Consequentemente ganha-se mais controle de Service Level Agreemment (SLAs) e da qualidade do atendimento, liberando tempo das equipes para atividades de maior valor agregado, além de uma maior escalabilidade, padronização da execução e controle de produtividade.

Alguns exemplos práticos do uso da automação de rotinas repetitivas

Alto volume – Executam atividades mecânicas e rotinas com intenso volume. Exemplo: Processos de cadastros, chamados com alto volume, lançamentos e inputs de dados.

Aumento da capacidade e qualidade – Desempenham atividades com maior frequência produzindo resultados mais precisos. Exemplo: Saneamento periódico de dados, rateios, processamento de grandes bases de informações, rotinas de fechamento.

Ganhos financeiros – redução ou realocação de FTE para atividades mais  analíticas; redução de erros e do lead time de operação, com mais assertividade e agilidade nas entregas.

Perdas evitadas – Implementam atividades que normalmente não são realizadas e geram benefícios para o negócio. Exemplo: Auditoria de processos e atividades, riscos de fraudes, identificação de possíveis vazamentos de recursos evitando perdas.

Benefícios – minimizar perdas; ganho de imagem; maior Compliance.

Oportunidades – aplicação da abordagem user experince a fim de aumentar o engajamento dos usuários nas ferramentas de gestão, além da promoção da colaboração e incentivo à auto-gestão de informações por eles; o uso da mobilidade para descentralização das atividades, sem aumentar o custo de operação.

Interação por inteligência artificial

Com a automação de scripts de central de atendimento utilizando voz e chatbot, conseguimos os seguintes benefícios: Aumento de produtividade com reduções em equipes de atendimento; expansão dos horários de atendimento fora do expediente comercial; aprendizado evolutivo para tratamento de novas demandas com agilidade e ganhos de qualidade com a manutenção dos padrões de atendimento.

 

 

 

Analytics Real-Time

O Analytics real-time exige maior capacidade de produção de insights para os negócios parceiros, transformando dados em informação de forma rápida e confiável. Isto se torna um grande diferencial das equipes de Gestão de Desempenho.

Permite uma melhor gestão da operação com mais insumos para análise e maior confiança nas tomadas de decisão. Tal qual, melhora o relacionamento com clientes devido a obtenção das informações sobre padrões de comportamento, particularidades e novas necessidades.

Ela gera insights valiosos em tendências e necessidades de usuários e clientes, além de identificar falhas, gargalos em seus processos e causas de problemas recorrentes.

 

Como a Addunt pode ajudar

  • Nossas equipes são formadas por consultores experientes em design organizacional e implementação de novos modelos;
  • Utilização do Design Thinking na identificação das soluções (empatia, colaboração e experimentação);
  • Possuímos um time de especialistas em transformação digital (automação, governança de dados e analytics);
  • Metodologia BPM e Agil na gestão dos projetos;
  • Proposição do modelo futuro suportado por business cases;
  • Desenho das novas funções e desenvolvimento das competências organizacionais com maior foco em relacionamento e análise;
  • Parceiros em tecnologia confiáveis e eficientes;
  • Visão das oportunidades e desafios do mercado.

  

Jornada de Transformação Digital

Nossa metodologia se divide em duas macro etapas:

  • Assessment /Data Preparation
  • Priorização/ Roadmap.

 

 

 

Equipe

Disponibilizamos consultor funcional sênior com a finalidade de conduzir os workshops colaborativos para identificação das oportunidades de melhoria nos processos, um consultor pleno com objetivo de detalhar as soluções priorizadas pelo colegiado do projeto de automatização.

A Addunt ainda conta com uma equipe de tecnologia (presencial e remoto) para desenvolvimento das soluções com base em boas práticas de governança dos dados.

 

Sprints de entrega da transformação digital

Nesta fase, formamos um comitê periódico composto pelos pontos focais do cliente para avaliação, (re)priorização e validação. A partir daí, implementamos um sprint por semana.

Avaliamos oportunidades e definimos as soluções e as detalhamos para automação; desenvolvemos as entregas semanais e por fim o usuário testa e o valida.

Quer saber mais? Teremos prazer em trazer cases e customizar soluções para a sua necessidade!

Saiba mais sobre os nossos serviços.

Modelos de Operação & Gestão

  • Adoção de Novos Modelos a partir de metodologias consagradas (OBZ, S&OP, CSC)
  • Envolvem mudança holística em pessoas, processos e ferramentas
  • Foco em transformação organizacional
  • Desenvolvimento sustentável
  • Governança

Suporte à Implantação de Projetos

  • Gerenciamento de projetos diversos (sistemas, reorganização)
  • Atuação como PMO ou GP
  • Frameworks ágeis (SCRUM) ou tradicionais (PMBoK)
  • GM – Gestão da Mudança
  • KM – Gestão do Conhecimento

Gestão de Processos (BPM)

  • Revisão de cadeias de processos específicas (P2P, OTC, RTR, HTR)
  • Redução de Custos & Excelência Operacional
  • Mitigação de riscos e Compliance
  • Indicadores de desempenho (KPIs)
  • Lean Six Sigma, Design Thinking.

Inovação & Transformação Digital

  • Consultoria em TI
  • Sistemas de Informação (planejamento, requisitos, testes e homologação)
  • Governança de TI & Dados
  • Tecnologias Digitais (RPA, Mobilidade, Analytics).
  • UX/Design Thinking
  • Desenvolvimento de Start-ups

Family Office e Corporate Strategy

  • Suporte à construção de estratégias financeiras e comerciais;
  • Apoio especializado para estruturação societária, jurídica e sucessão;
  • Diagnóstico e adoção de técnicas aplicáveis aos desafios corporativos;
  • Adequação às particularidades do negócio.

Como entregamos?

Transformação

Indicada para necessidades de alta complexidade, urgência na entrega de soluções e ausência de equipe interna capacitada ou disponível, oferecendo produtos e resultados.

Alocação

Sugerida para operacionalização de projetos previamente definidos, com entregas geridas pelo cliente em prazo e escopo a definir. Aloca tempo de consultores experientes.

Capacitação

Recomendada para transformações de longo prazo, a partir da capacitação do staffe liderança em resposta a gapsde competência pré-identificados. Realiza sessões de Team Building.

Para saber mais sobre as inovações digitais e o que elas podem fazer por sua empresa/ organização, entre em contato com um dos nossos consultores aqui.

Addunt, uma consultoria de alto valor agregado.

Alguns Clientes

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