Case Smart Back Office – Análise de dados de cobrança e comportamento de clientes

Neste case focado em uma empresa de grande porte do setor de energia, vamos entender como a Addunt Consulting auxiliou a área de cobrança e recuperação de crédito com o tratamento e análise dos dados de cobrança e do comportamento dos clientes.

 

Diagnóstico

Dado que apenas 50% dos clientes das grandes empresas de energia são “bons pagadores, as iniciativas de melhoria na área de cobrança e crédito geram resultados significativos que compensam os recursos investidos nas mesmas.

Por conta disso, foi detectada a necessidade de aprofundamento na avaliação de dados do cliente massivo, a fim de que fosse possível avaliar a efetividade da relação entre ações de cobrança e os resultados de recuperação obtidos. Tal tarefa torna-se um desafio pela grande dificuldade no tratamento de milhões de registros não padronizados, replicados em bases de dados distintas e com gaps crônicos de manutenção e atualização de cadastros.

Destaca-se ainda pouca visibilidade do comportamento dos clientes e quais seriam as perguntas-chave para identificar situações de risco que norteariam a coleta e tratamento de dados, para então viabilizar-se um modelo de atuação preditivo, preventivo e detectivo a partir da utilização de dados de forma estratégica.

 

Abordagem

A Addunt aplicou os conceitos da metodologia Standard Methodology for Analytical Models (SMAM). Desta forma, realizamos um ciclo de sessões de levantamento de hipóteses e testes de conceito.

 

 

Entre as ações realizadas, destacamos o mapeamento dos sistemas e bases de dados além do tratamento e estratificação das bases Rio de Janeiro e Ceará por meio de ferramenta SQL.

O estabelecimento de um comitê multidisciplinar para a análise dos user cases, avaliação de comportamentos e formulação de hipóteses é chave para a avaliação dos dados e identificação de padrões que devam ser monitorados.

 

Resultados

  1. Conseguimos fazer a categorização por cubo analítico dos perfis infratores e entendimento do comportamento dos consumidores.
  2. Auxiliamos a empresa na segmentação georreferenciada
    utilizando a aplicação Excel.
  3. Uma vez que a análise da inadimplência em unidades da empresa estavam além do valor devido, foram discutidas melhores estratégias de atuação.
  4. Alguns mecanismos de gestão previamente definidos, mas que não estavam evidenciados na prática, levaram à supervisão das equipes reforçar sua atenção.
  5. Realizamos ainda um Roadmapde ações corretivas e melhorias para as áreas de planejamento e controle.
  6. Entrega final de uma ferramenta de realização dos cruzamentos e análises gráficas para que a área pudesse periodicamente extrair dados e repetir as análises e insights gerados durante o projeto.
  7. Recomendação sobre os próximos ciclos SMAM que deveriam ser realizados em outras bases de dados não priorizadas no projeto.

 

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Alguns Clientes

Estamos ansiosos em saber como podemos ajuda-lo.

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