Tecnologia da Informação e o desafio da Transformação Digital (Parte 2)

Dando continuidade ao tema Tecnologia da Informação e o desafio da Transformação Digital, apresentamos alguns serviços focados em atender às necessidades específicas do CIO, com alguns exemplos práticos de projetos descritos abaixo.

 

Catálogo de Serviços de TI

Um Catálogo de Serviços de TI reúne todos os serviços que a área oferece aos usuários do setor. Uma vez bem implementado, permite que clientes (usuários e ativos de TI) conheçam os acordos e as tecnologias disponíveis ao suporte das atividades do negócio.

 

Esse tipo de projeto, pode apresentar os seguintes tipos de benefício para o cliente:

  • Oportunidades para otimização dos serviços prestados
  • Otimização da alocação das equipes por serviços
  • Evidenciação dos esforços de TI para as áreas cliente
  • Valorização do papel Business Partner da TI frente ao Board
  • Monetização de serviços prestados de forma diferenciada
  • Planejamento de aquisições e novas operações a compartilhar recursos

Book de TI

O Book de TI foi composto pela organização das tecnologias, pessoas e processos aplicados na operação de TI. Ele apresenta de forma estruturada e clara, toda a inteligência aplicada ao negócio e às atividades de suporte, viabilizando ações de expansão dos serviços, inovação e segurança da infraestrutura, divididos em:

Governança dos Dados

Um modelo de governança dos dados é composto por um framework que articula papeis, responsabilidades, processos e os ritos de tomada de decisão. Ele descreve como as pessoas colaboram com a gestão adequada dos dados.  No novo cenário da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), isso se torna um pré-requisito.

Governança Orçamentária

Desenvolver uma sistemática para controle e realização de gastos gerenciadas pela TI, a partir da divisão de responsabilidades com as áreas, torna-se fundamental para o CIO agregar mais valor. A utilização do orçamento base zero é um caminho, partindo inicialmente pela revisão dos contratos da TI chamados de “caixa preta”.

 

 

Esse tipo de projeto, pode apresentar ganhos para o cliente como:

  • Revisão de gastos em P&D
  • Cancelamento de licenças não mais utilizadas
  • Eliminação de redundância no uso de aplicações
  • Reavaliação de fornecedores
  • Solução de gaps contratuais
  • Maior transparência dos serviços prestados
  • Repriorização de projetos por valor agregado

E outras ações que refletem diretamente em redução de gastos na cia.

Business Agility

O Business Agility é uma abordagem que tem se mostrado uma tendência na criação de soluções inovadoras e, por conseguinte, na gestão e desenvolvimento dos projetos. A partir da visão integrada entre diferentes artefatos metodológicos, o conceito permeia da ideia até a entrega da solução final ao cliente. O PMO ágil torna-se um elo entre os conceitos e o desenvolvimento de novas soluções, onde novamente a TI atua com destaque.

 

Na próxima semana acompanhe a terceira e ultima  parte deste artigo, onde apresentaremos o Quick Assessement. Você não pode perder.

 

Como podemos ajuda-lo?

Entendemos os desafios do negócio para alcançar as oportunidades no mercado e inserimos estratégia na gestão de operações e projetos, com o apoio das melhores metodologias e tecnologias do mercado.

Com consultores experientes e qualificados, entregamos alto valor agregado nos projetos, adequando as soluções a real necessidade de cada negócio e focando no incremento da eficiência e na competitividade dos nossos clientes.

Saiba mais sobre os nossos serviços.

Modelos de Operação & Gestão

  • Adoção de Novos Modelos a partir de metodologias consagradas (OBZ, S&OP, CSC)
  • Envolvem mudança holística em pessoas, processos e ferramentas
  • Foco em transformação organizacional
  • Desenvolvimento sustentável
  • Governança

Suporte à Implantação de Projetos

  • Gerenciamento de projetos diversos (sistemas, reorganização)
  • Atuação como PMO ou GP
  • Frameworks ágeis (SCRUM) ou tradicionais (PMBoK)
  • GM – Gestão da Mudança
  • KM – Gestão do Conhecimento

Gestão de Processos (BPM)

  • Revisão de cadeias de processos específicas (P2P, OTC, RTR, HTR)
  • Redução de Custos & Excelência Operacional
  • Mitigação de riscos e Compliance
  • Indicadores de desempenho (KPIs)
  • Lean Six Sigma, Design Thinking.

Inovação & Transformação Digital

  • Consultoria em TI
  • Sistemas de Informação (planejamento, requisitos, testes e homologação)
  • Governança de TI & Dados
  • Tecnologias Digitais (RPA, Mobilidade, Analytics).
  • UX/Design Thinking
  • Desenvolvimento de Start-ups

Family Office e Corporate Strategy

  • Suporte à construção de estratégias financeiras e comerciais;
  • Apoio especializado para estruturação societária, jurídica e sucessão;
  • Diagnóstico e adoção de técnicas aplicáveis aos desafios corporativos;
  • Adequação às particularidades do negócio.

Como entregamos?

Transformação

Indicada para necessidades de alta complexidade, urgência na entrega de soluções e ausência de equipe interna capacitada ou disponível, oferecendo produtos e resultados.

Alocação

Sugerida para operacionalização de projetos previamente definidos, com entregas geridas pelo cliente em prazo e escopo a definir. Aloca tempo de consultores experientes.

Capacitação

Recomendada para transformações de longo prazo, a partir da capacitação do staffe liderança em resposta a gapsde competência pré-identificados. Realiza sessões de Team Building.

Para saber mais sobre as inovações digitais e o que elas podem fazer por sua empresa/ organização, entre em contato com um dos nossos consultores aqui.

Addunt, uma consultoria de alto valor agregado.

Alguns Clientes

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