


O Design Thinking é um conjunto de ferramentas e processos usados para abordar problemas e, principalmente, solucioná-los, a partir da investigação de aspectos conhecidos e ambíguos que podem levar a redefinição da problemática originalmente definida.
A noção de design como uma “forma de pensar” teve sua origem em 1969, nas ciências no livro “The Science of the Artificial”, de Herbert A. Simon e na engenharia à partir de 1973 , com “Experiences in Visual Thinking”, de Robert McKim.
Mais tarde Rolf Faste, professor da Universidade de Stanford, definiu e popularizou o conceito como uma forma de ação criativa e foi adaptada à administração por David M. Kelley, seu colega e fundador da empresa de design e consultoria em inovação IDEO. Atualmente, existe um grande interesse em Design Thinking tanto nos ramos acadêmicos e empresariais, com uma demanda crescente por palestras e simpósios sobre o tema.
Alicerçado em três valores fundamentais: empatia, colaboração e experimentação, a abordagem tem sido adotada por indivíduos e organizações, sobretudo no mundo dos negócios, bem como em engenharia e design contemporâneo, a fim de que as equipes sejam conectadas entre si e seus processos de criação (re) estabelecidos visando um maior nível de inovação e maturidade.
O Processo de Design Thinking divide-se normalmente em cinco etapas:
- EMPATIA – Colocar-se no lugar do outro.
- DEFINIÇÃO – Encontrar a definição do problema.
- IDEALIZAR – Explorar e abraçar a diversidade de ideias. A ideia é, criar em equipe o maior número e descobrir a melhor.
- PROTOTIPAR – Concretizar as ideias, para que outras pessoas tenham condições de ver, criticar e contribuir.
- TESTAR – Recolher feedback. Abandonar as convicções e aprender com os demais membros da equipe.
“É um processo de pensamento criativo que permite organizar informações e ideias, tomar decisões, aprimorar situações e adquirir conhecimento” – Dr. Charles Burnette
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