A evolução no setor de Shopping Centers e as ações estratégicas para o seu fortalecimento e crescimento.

O negócio de Shopping Centers está em constante transformação, no entanto, as primeiras ações neste segmento iniciaram-se ao final da década de 60, quando ainda não havia a clara especialização em Shopping Centers no setor imobiliário.  

Somente em meados dos anos 70, com os grupos Iguatemi e Multiplan como pioneiros neste nicho emergente, é que foram então criadas 11 unidades no Brasil, representando a primeira onda deste setor, que foi intensificada na década seguinte com a entrada das empresas familiares que aumentaram a concorrência em 124 instalações até o final dos anos 90. Foi neste momento que novas formas de captação de recursos e restrições dos Fundos de Pensão foram adotadas em resposta ao crescimento do setor, consolidando-se no mercado com mais de 340 unidades em todas as regiões do país ao final do período.

Agora, no estágio atual, pode-se notar novos indícios de transformação no setor, apontando para a tendência de tornar os shoppings novos núcleos de convivência e multiuso. Segundo recentes publicações da Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE), o grau de diversificação de alocação dos espaços se encontra nesta ordem: condomínios empresariais (63%), hotéis (31%), torre com centro médico ou laboratorial (28%), condomínio residencial (17%), universidades (22%), entre outros. 

Ainda segundo a Abrasce, o setor faturou R$ 179 bilhões em 2018 e  prevê a abertura de 23mil lojas em 2019, indicando que a curva de crescimento ainda é expressiva pela expansão de novas unidades bem como pela diversificação dos serviços em seus atuais 563 estabelecimentos. Para corroborar esta aura de transformação constante, um dos maiores grupos de Shopping Centers anunciou recentemente o “projeto Iguatemi 365”, que consiste em uma nova plataforma de venda de produtos na internet alinhadas com as recentes mudanças no varejo e no comportamento do consumidor.

Dado esse momento de grandes expectativas, deve-se levar em conta os desafios que estas organizações terão que enfrentar para assegurar seu crescimento sustentável para os próximos anos, considerando ganhos de eficiência e qualidade alinhados aos novos requisitos de inovação de suas ofertas ao mercado. Listamos abaixo os principais temas da agenda deste setor para surfar a nova onda de expansão e diversificação.

Neste quadro apontamos como principais desafios:

  • Expansão das unidades nas regiões não metropolitanas do país;
  • Maior visibilidade da imagem e fortalecimento do relacionamento com o cliente final;
  • Gestão estratégica para redução de custos e despesas;
  • Padronização das atividades administrativas e ganhos de escala;
  • Diversificação do portfólio utilizando e-commerce ocupação de espaços físicos com novos serviços;
  • Manutenção do compliance com todas as regras exigidas pelo setor.

 

Foco na gestão estratégica para expansão

Quanto à gestão, destacamos seis principais ações estratégicas a serem incorporadas neste setor:

  • Levantamento de oportunidades imobiliárias e com potencial comercial para novas unidades;
  • Estratégicas de branding e comunicação alinhadas às novas mudanças de comportamento de famílias e jovens;
  • Criação de novas estratégicas de atuação com comércio online, gestão de estacionamentos e centros comerciais;
  • Implantação de sistemas ERP e utilização de metodologias de Business ProcessManagement(BPM) para gestão eficiente dos processos e resultados;
  • Incorporação de práticas de mercado como: Orçamento Base Zero, Modelos de Custeio ABC e Planejamento Balanced Scorcardnas rotinas de gestão;
  • Uso de metodologias de gestão de risco operacional a fim de garantir cumprimento de exigências normativas internas e externas.

 

Como a Addunt pode ajudar?

A Addunt Consulting oferece serviços de consultoria em gestão empresarial, reavaliando o negócio, redesenhando processos, revisando o modelo da organização e buscando sempre o apoio das tecnologias do mercado inseridas no contexto da Transformação Digital, como Robotica, Mobilidade e Analytics . 

Modelos de Operação & Gestão

  • Adoção de Novos Modelos a partir de metodologias consagradas (OBZ, S&OP, CSC)
  • Envolvem mudança holística em pessoas, processos e ferramentas
  • Foco em transformação organizacional
  • Desenvolvimento sustentável
  • Governança

Suporte à Implantação de Projetos

  • Gerenciamento de projetos diversos (sistemas, reorganização)
  • Atuação como PMO ou GP
  • Frameworks ágeis (SCRUM) ou tradicionais (PMBoK)
  • GM – Gestão da Mudança
  • KM – Gestão do Conhecimento

Gestão de Processos (BPM)

  • Revisão de cadeias de processos específicas (P2P, OTC, RTR, HTR)
  • Redução de Custos & Excelência Operacional
  • Mitigação de riscos e Compliance
  • Indicadores de desempenho (KPIs)
  • Lean Six Sigma, Design Thinking.

Inovação & Transformação Digital

  • Consultoria em TI
  • Sistemas de Informação (planejamento, requisitos, testes e homologação)
  • Governança de TI & Dados
  • Tecnologias Digitais (RPA, Mobilidade, Analytics).
  • UX/Design Thinking
  • Desenvolvimento de Start-ups

Family Office e Corporate Strategy

  • Suporte à construção de estratégias financeiras e comerciais;
  • Apoio especializado para estruturação societária, jurídica e sucessão;
  • Diagnóstico e adoção de técnicas aplicáveis aos desafios corporativos;
  • Adequação às particularidades do negócio.

Saiba mais sobre os nossos serviços.

Como entregamos?

Transformação

Indicada para necessidades de alta complexidade, urgência na entrega de soluções e ausência de equipe interna capacitada ou disponível, oferecendo produtos e resultados.

Alocação

Sugerida para operacionalização de projetos previamente definidos, com entregas geridas pelo cliente em prazo e escopo a definir. Aloca tempo de consultores experientes.

Capacitação

Recomendada para transformações de longo prazo, a partir da capacitação do staffe liderança em resposta a gapsde competência pré-identificados. Realiza sessões de Team Building.

Abordagem de execução dos projetos

A atuação da Addunt Consulting é focada na busca de benefícios para nossos clientes, tais como: eficiência de custo, inovação promovendo o diferencial, desenvolvimento de novos negócios, compliancee gestão de riscos, dentre outros. A estruturação consiste em Diagnóstico Operacional (duas a três semanas) > Blueprintdo Modelo (duas semanas) >Roadmapde Mudança (tempo a ser definido).

Entendemos que a equipe responsável pela Gestão dos Projetos de Transformação tem um papel fundamental nas mudanças necessárias. Ela é composta por:

  • Consultor funcional sênior que conduz os workshops colaborativos com o objetivo de identificar as oportunidades de melhoria nos processos;
  • Consultor pleno a fim de detalhar as soluções priorizadas pelo colegiado do projeto;
  • Equipe especialista (presencial e/ou remoto) para enriquecer as soluções com base em boas práticas de mercado.

 

Benefícios da Contratação de Suporte Externo

Entenda porquê as organizações avaliarem a opção de apoio externo no momento de implementar iniciativas como esta:

 

  • Manter o foco das lideranças na estratégia e operação do negócio;
  • Reduzir o custo fixo de pessoal que atua em projetos de mudança, uma vez que sua natureza é de caráter temporário e/ou sazonal;
  • Evitar conflito de interesses em ações de mudança que impactem aspectos de remuneração, carreira ou estabilidade de emprego;
  • Reduzir gastos com capacitação contínua em tendências e metodologias de consultoria que estão em constante renovação;
  • Usufruir benefícios da experiência de consultores que também atuam em outros clientes, seja na mesma indústria ou em outras;
  • Gerir equipes habituadas à cultura de prestação de serviços, onde há entregáveis em prazos e qualidade previamente contratados;
  • Catalisar a participação dos recursos envolvidos part timeem projeto, dada a dificuldade em renegociação de atrasos de projeto;

 

Em diversas ocasiões, torna-se recomendável profissionais de consultoria ad hoccom flexibilidade de escopo para implementação de iniciativas como essas.

Para saber mais sobre a relação entre as soluções Addunt e o setor de Shopping Centers, entre em contato conosco!

Fale um pouco sobre seus objetivos
Antes de concordar leia a nossa Política de Privacidade em https://www.addunt.com.br/politica-de-privacidade/
Este website usa cookies e solicita seus dados pessoais para aprimorar sua experiência de navegação.