Neste case focado em uma empresa de grande porte do setor de energia, vamos entender como a Addunt Consulting auxiliou a área de cobrança e recuperação de crédito com o tratamento e análise dos dados de cobrança e do comportamento dos clientes.
Diagnóstico
Dado que apenas 50% dos clientes das grandes empresas de energia são “bons pagadores, as iniciativas de melhoria na área de cobrança e crédito geram resultados significativos que compensam os recursos investidos nas mesmas.
Por conta disso, foi detectada a necessidade de aprofundamento na avaliação de dados do cliente massivo, a fim de que fosse possível avaliar a efetividade da relação entre ações de cobrança e os resultados de recuperação obtidos. Tal tarefa torna-se um desafio pela grande dificuldade no tratamento de milhões de registros não padronizados, replicados em bases de dados distintas e com gaps crônicos de manutenção e atualização de cadastros.
Destaca-se ainda pouca visibilidade do comportamento dos clientes e quais seriam as perguntas-chave para identificar situações de risco que norteariam a coleta e tratamento de dados, para então viabilizar-se um modelo de atuação preditivo, preventivo e detectivo a partir da utilização de dados de forma estratégica.
Abordagem
A Addunt aplicou os conceitos da metodologia Standard Methodology for Analytical Models (SMAM). Desta forma, realizamos um ciclo de sessões de levantamento de hipóteses e testes de conceito.
Entre as ações realizadas, destacamos o mapeamento dos sistemas e bases de dados além do tratamento e estratificação das bases Rio de Janeiro e Ceará por meio de ferramenta SQL.
O estabelecimento de um comitê multidisciplinar para a análise dos user cases, avaliação de comportamentos e formulação de hipóteses é chave para a avaliação dos dados e identificação de padrões que devam ser monitorados.
Resultados
- Conseguimos fazer a categorização por cubo analítico dos perfis infratores e entendimento do comportamento dos consumidores.
- Auxiliamos a empresa na segmentação georreferenciada
utilizando a aplicação Excel. - Uma vez que a análise da inadimplência em unidades da empresa estavam além do valor devido, foram discutidas melhores estratégias de atuação.
- Alguns mecanismos de gestão previamente definidos, mas que não estavam evidenciados na prática, levaram à supervisão das equipes reforçar sua atenção.
- Realizamos ainda um Roadmapde ações corretivas e melhorias para as áreas de planejamento e controle.
- Entrega final de uma ferramenta de realização dos cruzamentos e análises gráficas para que a área pudesse periodicamente extrair dados e repetir as análises e insights gerados durante o projeto.
- Recomendação sobre os próximos ciclos SMAM que deveriam ser realizados em outras bases de dados não priorizadas no projeto.
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