


Após cinco anos de atuação no mercado e mais de 60 projetos realizados para empresas de médio e grande porte, a Addunt Consulting vive atualmente um processo de evolução natural e fortalece a Transformação Digital no modus operandi com que atua no atendimento aos seus clientes. Esta mudança se dá a partir do amadurecimento profissional das equipes com a experiência adquirida nos últimos anos e fortalece a visão de futuro que faz parte da cultura a qual a empresa está inserida. Mas afinal de contas, o que vem a ser isso?
A abordagem da Addunt para transformação digital vem provocando as empresas a utilizarem o apoio de tecnologias viabilizadoras no seu negócio e em seus processos, com a finalidade de melhorar seu desempenho, aumentar o alcance, garantir melhores resultados e serem mais competitivas, levando em consideração a transformação que tais tecnologias vem trazendo para o mercado.
O consultor da Addunt Henrique Klier lembra que nesta nova abordagem devemos levar em consideração alguns fatores. Os principais:
- A experiência do cliente e do usuário, levando em consideração os novos comportamentos e perfis da “geração Y” e como conviver com as demais gerações;
- A gigantesca quantidade de dados disponíveis dentro e fora das empresas que precisam ser analisados a fim de ganharem vantagem competitiva e trazer benefícios para o negócio;
- Os processos que deverão ser revistos sob a perspectiva do mundo digital e suas inovações; que deverão ser otimizados, automatizados e até redefinidos visando o aumento da produtividade e redução de custos desnecessários;
- Ominichannel – os diversos canais de comunicação, físicos e digitais, utilizados no mercado para uma abordagem mais ampla de clientes e usuários.
Sabe-se que a transformação digital veio para ficar e as empresas que não se adequarem a este novo mundo ficarão para trás. Atualmente, as instituições tradicionais precisam analisar seus negócios sob esta “nova” perspectiva, reavaliando seus objetivos estratégicos, passando por processos, estrutura da organização e buscando sempre trazer a visão de onde se pode chegar com as novas tecnologias que vêm transformando o mercado; o todo deverá ser avaliado frente a este novo mundo e é muito importante criar um “roadmap” de implantação de curto a médio prazo, de acordo com o orçamento disponível. Esta estratégia é muito importante para uma transição fluida, sem grandes impactos e principalmente viável.
Klier explica que existem inúmeras tecnologias disponíveis no mercado com papeis específicos e que executam bem suas funções, mas enfatiza que antes de fazer o investimento deve-se analisar sua real aderência ao negócio, seus propósitos e métodos. “Temos que ter certeza de que existe um objetivo estratégico definido, desafios a serem alcançados, processos alinhados à estratégia e métricas definidas para um controle efetivo”. Ainda, segundo ele, com tal certeza, busca-se o apoio tecnológico e não o inverso como tem sido feito até hoje.
Na Addunt Consulting a transformação digital é uma abordagem única, onde “Negócio & Tecnologia” andam sempre juntas. É importante reavaliar o Modelo de Operação e Gestão, atuar na Gestão de Processos (BPM) e suportar à implantação de projetos (PMO, GM, KM…) sempre com a visão e o apoio de tecnologias que vêm transformando o mercado. As ações são alinhadas aos objetivos estratégicos da empresa, à real necessidade de clientes e usuários. Utilizamos o apoio de tecnologias mais maduras como Analytics, Robotização (RPA), Mobilidade e outras que estão transformando o mundo dos negócios e trazendo resultados mais seguros e com mais agilidade.
Nas próximas semanas abordaremos as principais tecnologias utilizadas pela Addunt na sua nova abordagem de Transformação Digital. Acompanhe.
Tecnologias de Transformação Digital
O ciclo de vida analítico norteia as etapas necessárias para produzir insights baseados em fatos, onde a identificação e reconhecimento de padrões viabilizam ações mais acertadas que resultam em vantagens competitivas.
A criacao de Apps garante mais rapidez e economia aos projetos; proporcionando aumento de qualidade e produtividade nos resultados.
A automação de processos robóticos é uma forma emergente de tecnologia de automação de processos de negócios baseada na noção de robôs de software ou de trabalhadores de inteligência artificial.