


Diretoria de Arrecadação e Cobrança em Companhia de Energia
Neste case de sucesso Addunt, temos uma empresa italiana do setor elétrico que vem empreendendo ações de recuperação de créditos junto a diversos tipos de clientes. As iniciativas foram convertidas em frentes de trabalho conduzidas na Diretoria de Mercados, por meio de Gestão de Crédito e Operações Comerciais.
Solução
As diretrizes propostas pela Addunt Consulting foram reunidas em um plano denominado “Projeto Recuperação de Crédito”. Na ocasião, foi identificado a necessidade de estruturação de um Escritório de Projetos (PMO), visando o acompanhamento e a gestão das frentes de trabalho já em andamento.
Escopo
O objetivo foi a estruturação do Escritório de Projetos que tem como atividades principais o acompanhamento e a gestão das frentes de trabalho já existentes, a fim de padronizar os reportes de status; os cronogramas de evolução; os ganhos financeiros identificados, assim como os indicadores relevantes.
Resultados
Com a estruturação do PMO e gerenciamento do Projeto de Recuperação de Crédito, a empresa teve seis frentes de trabalho:
- Nível ótimo de corte (RJ e CE);
- Aumento da cobrança do Termo de Ocorrência de Irregularidade(TOI) (RJ);
- Projeto “Quita Fácil” (RJ e CE);
- Recuperação da dívida dos clientes essenciais (RJ e CE);
- Compensação de impostos com o governo do estado (RJ);
- Priorização de negociação com municipalidades (RJ).
A Addunt criou um Plano de Ação que comprovadamente possibilitará `a empresa aumentar seus ganhos financeiros e ainda melhorar sua gestão por meio de indicadores.