


Sólido grupo privado de ensino superior com sede no Rio de Janeiro, demandando revisão do orçamento para a integração de centro universitário adquirido recentemente. A estimativa versão vigente do orçamento era baseada em percentual do valor da aquisição. Processo de OBZ já implantado.
Identificar as demandas para a integração nas diversas frentes de trabalho (acadêmico, regulatório, infraestrutura de TI, física e pessoal), considerando cada produto ofertado (graduação e pós-graduação presencial, graduação pós-graduação EAD, Pronatec, parcerias), visando dimensionar a real necessidade de investimentos.
Orçamento reduzido em 56% com base nas demandas de integração identificadas para o ano de 2015. Posteriormente, com mudanças nas regras do FIES, o posicionamento da Diretoria de Finanças foi minimizado em 20% no orçamento, resultando na priorização das necessidade de integração.
Planejamento das ações de integração junto a cada BU; planejamento das ações junto às áreas de suporte (TI, CSC, Regulatório); priorização das ações factíveis em 2015 e estimativa de custo de cada procedimento, incluindo despesas de viagens, uso de consultoria, obras na unidade, compra de equipamentos de informática.
O trabalho foi executado como parte do projeto do PMO da integração com 2 gerentes de projeto e um analista além do apoio de equipes internas do cliente em um processo que levou três semanas desde o início até a consolidação do novo orçamento – considerando que no início já tínhamos as principais demandas de integração mapeadas.
Exemplos de Offering


