Tratamento e análise dos dados de cobrança e comportamento de cliente para área de Cobrança e Rec. de Crédito

     Conceito

  • Cerca de 50% dos clientes das grandes empresas de energia são “bons pagadores.
  • Necessidade “deep dive” nos dados para avaliar a efetividade das ações de cobrança vs perfis de consumidores (2 milhões de registros despadronizados e/ou complementares entre as bases).
  • Pouca visibilidade das perguntas chave para identificação dos dados estratégicos.

 

     Abordagem

  • Seguindo metodologia SMAM –Standard Methodology for Analytical Models foi realizado um ciclo de sessões de levantamento de hipóteses e testes de conceito.
  • Mapeamento dos sistemas e bases de dados.
  • Tratamento e estratificação das bases do Rio de Janeiro e Ceará por meio de ferramenta SQL.
  • Condução do colegiado de especialistas para formulação e teste de hipóteses.

     Resultados

  • Categorização, por cubo analítico, dos perfis infratores e entendimento do comportamento do consumidor.
  • Segmentação georreferenciada em ferramenta excel, da inadimplência (unidades e R$), permitindo melhores estratégias de atuação.
  • Identificação de oportunidade de ganho na ordem de R$ 2 milhões no curto prazo
  • Roadmap de ações corretivas e melhorias .
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