


Conceito
- Cerca de 50% dos clientes das grandes empresas de energia são “bons pagadores.
- Necessidade “deep dive” nos dados para avaliar a efetividade das ações de cobrança vs perfis de consumidores (2 milhões de registros despadronizados e/ou complementares entre as bases).
- Pouca visibilidade das perguntas chave para identificação dos dados estratégicos.
Abordagem
- Seguindo metodologia SMAM –Standard Methodology for Analytical Models foi realizado um ciclo de sessões de levantamento de hipóteses e testes de conceito.
- Mapeamento dos sistemas e bases de dados.
- Tratamento e estratificação das bases do Rio de Janeiro e Ceará por meio de ferramenta SQL.
- Condução do colegiado de especialistas para formulação e teste de hipóteses.
Resultados
- Categorização, por cubo analítico, dos perfis infratores e entendimento do comportamento do consumidor.
- Segmentação georreferenciada em ferramenta excel, da inadimplência (unidades e R$), permitindo melhores estratégias de atuação.
- Identificação de oportunidade de ganho na ordem de R$ 2 milhões no curto prazo
- Roadmap de ações corretivas e melhorias .